– As Viúvas Na Cultura da Índia

Creio que muitas pessoas acompanharam a novela Caminho das Índias, assim como eu. A Globo, óbvio, deu uma fantasiada na história. Como, por exemplo, o supostamente belo e limpo Rio Ganges. É claro que a Glogo jamais iria mostrar cenas reais da Índia, em novela tudo se é tão belo, ou seja, pura ficção. Veja como as viúvas indianas são tratadas:



Apesar do glamour dos ouros, esmeraldas e diamantes mostrados na novela Caminhos das Índias, a realidade de uma viúva na Índia é muito mais triste do que você pensa!
As viúvas, para serem consideradas purificadas, precisam abandonar os prazeres mundanos, os prazeres da vida e viver em sofrimento. São obrigadas a dormir no chão, mendigar por comida e uns trocados à beira do rio Ganges, repetir por 6 horas seguidas orações e mantras, todos os dias, viver na miséria, não comer frituras porque de acordo com a cultura, alimentos fritos induzem a prática de sexo.

Um ato político instituído em 1956, estabeleceu que as viúvas são iguais a todas as mulheres, mas isso fica no âmbito da lei, porque de acordo com o comportamento social dos indianos e dos praticantes da religião Indu, elas continuam sendo vistas como a escória. Após se tornar viúva, ela é obrigada a raspar o cabelo, perde todas as suas roupas e passa a usar apenas um sári branco, para ficar claro para todos o que ela é. Além disso tem todas as suas pulseiras quebradas e fica proibida de ter contato com outras mulheres não-viúvas e nem com crianças.

Muitas viúvas são violentadas sexualmente se continuam a viver na casa da família do marido, também são maltratadas fisicamente e obrigadas a fazer todo o trabalho caseiro, como uma escrava. De ante de tanta hostilidade, muitas preferem continuar na Casa das Viúvas, mesmo sob condições péssimas de sobrevivência.

As Leis de Manu, capítulo 5, versículo 156-161, Dharamshastras, diz que: “Uma viúva deve sofrer até a morte, preservada e casta. A mulher virtuosa, que permanece pura após a morte do marido, ganha o paraíso. Uma mulher infiel ao seu marido, vai renascer no útero de um chacal.


Eu acho a Índia linda, seus mitos, pessoas e tals… mas esses costumes são idiotas. Pode-se dizer que isso que acontece com as viúvas é PRECONCEITO.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: